segunda-feira, 18 de março de 2013

DICAS DE COMO TRABALHAR COM CHOCOLATE





Pessoal hoje resolvi parar tudo e vim aqui pra colocar um Tutorial de como trabalhar com chocolates, pois tenho recebidos inúmeros e-mail com várias duvidas quanto ao choque-térmico, ou seja o ponto certo de informar os chocolates, então fiz um resumo de todos os cursos que fiz e algumas dicas que eu aprendi na prática, queridos leiam tudo quantas vezes forem necessário até vcs conseguirem entender, ok!

Então vamos começar!!!
MÉTODOS DE DERRETIMENTO.
Todos os recipientes para o derretimento do chocolate tem que está limpos e secos, pois o contato com água ou vapor d´água endurecerá o chocolate.

03 OPÇÕES DE DERRETIMENTO ESCOLHA A QUE MELHOR SE ADEQUAR PRA VC.

Banho-maria;
Pique o chocolate e coloque em um recipiente de inox, ou alumínio ou um refratário.Leve ao fogo uma panela com água até atingir uma temperatura de 40 a 45 graus. Para atingir retire a panela do fogo quando   pequenas borbulhas começarem a aparecer, espere que o vapor da água da superfície da água desapareça, a quantidade de água deve ser suficiente pra aquecer o recipiente. Coloque em tão o recipiente dentro da panela formando o Banho-Maria. Misture o chocolate e vai mexendo até que se adquira uma textura lisa.

Microondas:
Coloque o chocolate em um recipiente refratário e leve ao microondas por um minuto em potencia media, retire e mexa bem para homogenizar e depois volte a micro e vai derretendo de 40 a 40 segundo, em todos os momento que acabarem o tempo retire do micro e mexa bem, até ficar completamente derretido, tem que fazer esse processo pro chocolate não queimar em baixo, ok!

Derretedeiras:
Coloque o chocolate na cuba da derretedeira e ajuste o termostato entre 40 a 45 graus, deixe o chocolate durante o derretimento até que se forme uma massa homogenia e estiver derretido por completo.

Para os 03 métodos de derretimento é de extrema importância mexer o chocolate até derreter por completo, para que derreta uniformemente.

AGORA VAMOS A TÉCNICA DO CHOQUE TÉRMICO 

TÉCNICA  CHOQUE TÉRMICO ( TABLAGEM ) É a abertura do chocolate  no mármore 
Chocolate nobre
Despeje o chocolate derretido sobre a bancada de trabalho de preferência  de granito ou mármore, bancada limpa e seca sem umidade, com uma espátula  mexa o chocolate continuamente em movimentos de vai e vem, juntando tudo e depois espalhe, e repita por varias vezes até conseguir a temperatura certa 28c. Medir com o termômetro ou com palito de dente pegue um pouco de chocolate coloque  nos lábios, do lábio inferior, um pouco abaixo, entre a parte do queixo e o lábio, COLOQUE UM POUCO e sinta  ele tem que está frio.
  Volte o chocolate para o refratário e misture lentamente para evitar o acumulo do ar.

IMPORTANTE:
Utilize sempre utensílios limpos e secos
Não deixe que nem uma forma de umidade entre em contato com o chocolate durante o preparo
Os moldes devem está em perfeitas condições de uso, ou seja limpos e lisos.
Se possível utilize um termômetro de uso culinário
Os recheios que serão utilizados devem está em temperatura ambiente para que não destemperem o chocolate. O mesmo se aplica aos moldes.

Pessoal é isso espero ter ajudado e que vcs consigam entender direitinho, mas qualquer dúvida me envie um e-mail para  pimentarosachocolates@r7.com  e assim que possível respondo a todos, ok!!



Bjs!
Amanhã a noite  continuo com o tutorial...Agora iremos para parte de colocar nos moldes e como desenforma-los...Aguardem, preciso dormir pois já são quase 4.00 hs da manhã, rsrsrsrs.



Agora quero falar um pouquinho sobre meus pães de mel.
Pães de mel Candy Cris.
São pães de mel diferenciados com combinações de 02 recheios, meus preços eu faço de acordo com cada recheio que uso, se for os tradicionais, vendo a 4,50 cada,  se forem os mais sofisticados chegam a custar até 6,00 rais cada. Ex: Nozes, doce de damasco, nutella, sonho de valsa,etc!
Mas uso todos os ingrediente de excelente qualidade, desde a farinha de trigo até o ovo, os recheios coloco uma quantidade generosa, sem miséria mesmo,  a cobertura tem toda uma preparação no chocolate na hora de banha-los. Por isso graças a Deus vendo muito bem. E meus clientes adoram!! rsrssr.
A minha dica pra vender bem é...Compre todos os ingredientes de primeira linha,  escolha a melhor, capriche na decoração e nas embalagens, e seus clientes irão agradecer e nem vão reclamar do preço..
Qualidade é tudo...O principal ingrediente pra sua receita sair  perfeita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obg pela sua presença.
Volte sempre!!