terça-feira, 1 de março de 2011

Madeleines.

Proust e a história das Madeleines

As Madeleines são pequenos bolinhos de origem francesa (tipo um pão-de-ló amanteigado, assados em forminhas pequenas em formato de conchas.


Conta à lenda culinária que, na segunda metade da primavera de 1755, o rei da Polônia, sogro de Luís XV, encontrava-se em Paris e numa noite - daquelas em que o acaso soe interferir na história - o confeiteiro real abandonara o posto e Stanislas, o rei, desejava uma sobremesa. Pediram então à auxiliar, chamada Madeleine Paumier, para improvisar alguma guloseima que satisfizesse o paladar real. Ela que preparara para seu lanche noturno uns bolinhos doces, aromatizados com limão e laranja, aqueceu-os no forno e mandou-os para sua alteza. Encantado com o perfume e sabor da novidade, o rei da Polônia os batizou com o nome de sua criadora.

Um século depois, Marcel Proust, "Em Busca do Tempo Perdido" tornou as madeleines famosas, ao cita-las como ponto de partida da experiência psicológica que inspirou sua obra-prima. Foi então creditada a autoria desses bolinhos doces, de superfície estriada e formato de concha de vieira, ao confeiteiro Jean Avise, do século XIX, que trabalhava para o príncipe Talleyrand, ministro de Napoleão Bonaparte e também a Antonin Carême, da mesma época, mago da cozinha francesa.


Finalmente comprei as minhas forminhas para fazer as Madeleines, estava ansiosa para fazer e dividir com vcs a receitinha, e ficaram realmente deliciosas, agora virou vicio, porque é bom  D +, rsrsrs.
Ontem foi meu Níver, e ofereci para meus familiares que vieram aqui em casa, e se apaixonaram por elas e já pediram BIS!!, rsrsrssr.O bom é que a receita rende muitoooooooooo, e eu dobrei a massa, renderam quase 100, mais não deu para o cheiro.rsrsrsrsr.

A textura da massa é levíssima, derrete na boca, é de uma delicadeza, que nunca vi igual.

Madeleines:
Ingredientes
4 ovos
10 g de Fermento em pó
Raspa de 2 laranjas
Raspas de 1 limão
170 g de Manteiga
70 ml de suco de laranja
250 g de Açúcar
400 g de Farinha de trigo de boa qualidade
2 Colheres de café de extrato de baunilha


Modo de preparo
Misturar a
parte seca (Açúcar, fermento em pó e farinha),
(Se vc quiser uma massa muito leve, peneire 02 vezes os ingredientes secos. )

Misturar em outra vasilha os liquidas (Ovos, leite, extrato de
baunilha). Reserve.
Dourar a manteiga em uma frigideira ou
panela. Deixe a manteiga descansar por 5 minutos, e
misturar tudo delicadamente na bacia da batedeira,colocando os secos, depois os liquidos, misture até formar uma massa homogênea. Bata na batedeira por 05 minutos,colocar em formas próprias, ou de empadinhas, untadas com manteiga,e levemente enfarinhada. Levar ao
forno em 180ºc ou em forno médio até dourar a
superfície. ( a minha assou em 7 minutos )
Essa receita rende rendeeee muitooo
Massa leve que derrete na boca, a impressão que dar é que a massa não vai da certo, mas é assim mesmo.
O segredo é segui a forma certinha de misturar os ingredientes


Salpiquei por cima das Madeleines, AÇÚCAR GELADO DA MAVALÉRIO.
Ideal para cobertura de Donuts, sonhos, croissants, bolos, tortas e biscoitos. Esse eu indico e uso muito, da um toque todo especial e diferenciado as sobremesas. ( meu segredinho,rsrsr ) era..........


Obs; ME DESCULPEM PELA QUALIDADE DAS FOTOS, TIREI DO MEU CELULAR, QUE É UMA BELEZAAAAAA, rsrs,

Amanhã vou postar uma outra deliciosa receitinha de:   Rosquinhas da Vovó.

Um comentário:

Obg pela sua presença.
Volte sempre!!