terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Brioches.

Oii !!
Bom gente hoje vim aqui dividir com vcs uma receitinha que eu acabei de testar,feriadão aqui em Sampa,e eu em casa preparando brioches pro café da tarde,e o clima aqui tá bem gostoso,uma cara de que vai cair uma tempestade daquelass,e nada melhor e que combine mais,com tempo chuvoso,do que o pãozinho nosso de cada dia,quentinho,saindo do forno,aquele cheirinho se espalhando pela casa toda,hummmmmmmmm!!!!!ainda mais,quando a família tá toda em casa,né???Eu gosto muito desse pão,nunca tinha feito mais achei essa receita na Net,e me interessei,eu não tenho nem uma prática em fazer pães,mais achei bem fácil e ficaram bem saborosos,eu até tenho a maquina de pão mas acreditem que nem uso muito,eu gosto mesmo é de colocar a mão na massa literalmente,eu as vezes acho que eu sou mesmo é da idade da pedra,ou será que nasci na época errada??porque gosto de preparar minhas receitas tudo com as minhas mãos,digo,bater bolos com o fuê,ou mix manual,coisas desse tipo,sendo que estamos em plena Era da Tecnologia Moderna,rsrsr,o QUE SERÁ,QUE,SERÁ?????


As fotos não ficaram tão legais,continuo perseguindo o sonho da Camera dourada,aí,aí,aí, fotográfica,rsrsrsrsr. Massssssssss esses pãezinhos eu recomendo.rssrsrs.

Ingredientes:

  • 1/2 kg de farinha de trigo
  • 250 g de manteiga
  • 4 ovos
  • 1 tablete de fermento para pão(15 grs )
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de leite morno
  • 1/2 xícara de água morna
  • 1 gema
  • 1 pitada de sal

Preparando a massa:

Esfarelar o fermento numa tigela e colocar 1 colher de açúcar, 1 colher de farinha e água morna (sem mexer). Deixar levedar durante 10 minutos. Noutra tigela, misturar a farinha, a manteiga amolecida, os ovos, o sal, o leite e o fermento levedado. Trabalhar a massa com a mão até ficar lisa. Deixar descansar em lugar abafado (como o forno do fogão desligado), coberto com um pano. Fazer pequenos pães redondos, colocar em formas untadas, enfeitando com uma bolinha de massa no meio. Deixar descansar em lugar abafado por mais 30 minutos. Pincelar com gema, misturada a uma colher de água, e assar em forno quente durante 15 minutos.
Dica; Quando vc levar a massa pra dobrar de volume,coloque dentro do microondas e ligue por 30 segundos,depois desligue cubra de novo com um pano,e espere,o crescimento será mais rápido.

Massa já crescida,deixe 50 minutos.

trabalhando a massa,o ponto e sequinha por fora,mas meia grudentinha por dentro.

dando formato as bolinhas





Dica: pra quem não tem muita prática como eu em fazer pães,e modelar bolinhas perfeitas e de tamanhos iguais,eu usei forminhas de pães de mel pra assa-los e não é que deu super certo,eu adorei o resultado. Depois é só coloca-los nas forminhas e pincele nos pães,uma misturinha caserinha que eu faço,fica bom,uma gema,um pouco de café bem forte,e um fio de azeite misture tudo com uma colher e passe em cima com um pincel culinario.Depois de assados sirva com  manteiga,eu amoooooooo,geleias,doce de leite,creme de confeiteiro,combina com tudo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obg pela sua presença.
Volte sempre!!