terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bolinhos de caçarola de amendoas e bananas.

Um refúgio? Uma barriga? Um abrigo onde se esconder quando estiver se afogando na chuva, ou sendo quebrado pelo frio, ou sendo revirado pelo vento? Temos um esplêndido passado pela frente? Para os navegantes com desejo de vento, a memória é um ponto de partida. ~ Frase de Eduardo Galeano

Acho que todo mundo tem uma lembrança de algum doce que remete a infância,e que lembra alguém em especial,ou algum fato ocorrido no passado,né??eu tenho vários!!!! um deles é este bolinho de caçarola, muitooooooo simples que minha Avó baiana fazia,quando morávamos na Bahia,na minha infância, eu e meus irmãos adorávamos ficar no pé do fogão a lenha,ouvindo as suas histórias,enquanto ela preparava estes adoráveis bolinhos,realmente era de uma simplicidade,mas era feito com tanto carinho,que pra nós era uma festa,e o bolo mais delicioso do mundo,  tinha um sabor maravilhoso,e muito especial,sabor de amor,união,família,mesa cheia,simplicidade,amor eterno de Avó.Saudades Vózinha linda.
 Hoje pela manhã resolvi fazer para degustarmos no café, pensei e por que não postar no meu Bloguito???e não resistir e vim correndo aqui.

Faz  muitos anos que minha Vózinha se foi,mas as lembranças que tenho ao lado dela,ah isso já mais será esquecido.


Massa:

02 xícaras chá de farinha de trigo
01 xícara de açúcar
1/2 xícara  chá de leite
02 ovos
01 colher de sobremesa bem cheia de fermento em pó
01 colher de café de especiarias,(cravo,canela,nos moscada,gengibre)
02 colheres bem cheias de amendoas moida(opcional)sem da certo tbm.
02 bananas bem maduras amassadas.
Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo em uma bacia e abra um buraco no centro da massa,coloque todos os ingredientes,e com uma colher de pau vai misturando tudo até a ficar cremoso e consistente,a massa não pode ficar mole,se não escorre na hora de fritar,se for necessário  acrescente mais farinha.
Coloque um pouco de óleo na caçarola e deixe esquentar,com uma colher de sopa vai colocando as colheradas na caçarola e deixe os bolinhos fritar,vire de um lado para o outro para fritar dos dois lados.O segredinho e fritar em fogo bem baixinho,até dourar,e cozinhar por dentro.
A massa.
Depois que estiverem todos fritos,coloque em cima de papel toalha,deixe escorrer um pouco do óleo,e salpique em cima,uma misturinha de canela,amêndoas  e açúcar cristal,na hora de servir,sirva com mel.
Sugestão:
Abrir o bolinho ao meio e rechea-los com geleias,doce de leite cozido 20 minutos na panela pressão(lata de leite condensado)coco fresco,doce de ameixa.É delicioso mesmo,e não tem cara de bolinho de Vó mesmo????rsrsrsr.


Minha amiga Adriana adora,e diz que é mais uma panquequinha xique,do que um bolinho simples.rsrsrs
 Sempre que ela vem aqui em casa a Dri me pergunta,vai ter panquequinha?e eu faço na hora,e sirvo quentinho  pra ela,ela adoraaaaaaaaaaa!!!rs (acho que tá  mais para bolinho de chuva encrementado)rs
 Esses bolinhos acompanhado de uma xícara de café é tudo de bom.

Dri é em sua homenagem!

Com mel




Este eu recheei  com purê de bananas,hmm booooom!
Confesso que estes acompanhamentos fui eu que inventei pra da uma encrementada nos bolinhos da Vó,por que aqui em casa é bem vindo de qualquer maneira,então fui,inventando recheios,coberturas.
Será que minha Avó aprovaria as minhas ideias,aí,aí,aí,será????Mãeeeeeeeeeeeeeeee,rs.
Ainda tem a versão salgada,com recheio de queijo e tomate seco,hummmmmmm.










Um comentário:

  1. Querida felicidades!! minha ausencia é por que estou com um pc cheio de problemas,lento e lerdo.Preciso de outro novo,no ano novo.Estou hoje com leptop da minha filha para poder visitar todo mundo e deixar minha mensagem de ano novo.Beijos querida!! seu blog continua gostoso e especial como sempre!!Feliz ano novo.Paz saude e sucesso.

    ResponderExcluir

Obg pela sua presença.
Volte sempre!!