domingo, 14 de julho de 2013

Pão de mel no potinho

Oi minhas lindinhas queridas...Como prometi estou voltando a postar minhas receitinhas, e hoje estou colocando essa de pães de mel no potinho...Tendência em lembrancinhas para todas as ocasiões, então vamos nessa e paciência pois é muitaaaa coisa, vou colocar tudinho passo-a-passo, quero ver vocês fazendo e ganhando dinheirinho extra, rsrsrs vai parecer trabalhoso, masss não é não!!! Faça um dia o pão de mel e o recheio e cobertura, e no outro dia vc monta e decora, assim fica mais fácil, essa  é minha dica!!! Pra quem me conhece já sabe que gosto de coisas antigas, tudo do tempo da Vovó, isso é fato e já tenho isso com  meu perfil, gosto de bolinhos rústico sem decoração, tudo muito pelado, rssrsrs, e pesquisando lá atrás com a  minha mãe, descobrir que essas dos doces no potinho não é novo não!! As nossas Avós já faziam pra família e pra datas especiais, outros doces no potinho, vidrinho, latinhas de alimentos, olha que fofuras, tudo decoradinho com tecidinhos fofos, principalmente os de chitas, amarradinhos com barbantes e tudo ficavam os mimos, aí que tudo!!!!!!! Adoroooooooooooo!!


Pães de mel com ganache e castanhas no potinho

Vamos começar pela massa do pão de mel.

Ingredientes:
04 ovos
01 xícara de chá de açúcar mascavo
01 xícara de chá de favinho ou mel
1/2 xícara de chá de chocolate em pó
01 xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de óleo d boa qualidade
01 colher de sopa tempero para pão de mel ou um mix de especiarias.
cravo, canela, nós moscada.
04 xícaras de chá de farinha de trigo
01 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo da massa.
Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar, até clarear, coloque o favinho e o chocolate em pó,o leite o óleo, o tempero, abaixe a velocidade da batedeira e coloque a farinha e o bicarbonato. Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve bem devagar, coloque em uma assadeira untada com manteiga somente no fundo, não untar as laterais da forma, espalhe bem e leve pra assar em forno pré aquecido até que espetando o palito esse saia seco.

Recheio; Mas fica a vontade pra usar o recheio da sua preferência, esse é só uma sugestão, o doce de leite cozido fica ótimo tbm, o único cuidado que vc deve ter é de não deixar muito doce, o resto pode tudo.
Brigadeiro de castanhas ou (nozes da sua preferência)
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de creme de leite
01 colher de sopa de manteiga sem sal
01 colher de sopa de farinha de trigo
03 colheres de sopa de chocolate em pó
150 grs de castanhas picadas grosseiramente, ou nozes, etc
Coloque tudo em uma panela mexa muito bem e leve ao fogo, mexa até começar a desprender do fundo da panela, desligue e reserve até esfriar.

Calda pra molhar o pão de mel ( Opcional )
50grs de açúcar
250 ml de água
100 grs de chocolate amargo picado
Coloque o açúcar em uma panela junto com a água e leve ao fogo por um minuto desligue e acrescente o chocolate, mexa bem e reserve.

Ganache para cobertura

300 grs de chocolate meio amargo picado bem fino
150 ml de creme de leite quente

Derrame o creme de leite quente sobre o chocolate, sem mexer, feche com um filme plástico e deixe descansar por 15 minutos, depois disso, retire o plástico e mexa até ficar cremoso e brilhante, reserve. Se vc preferir um creme mais fluído é só acrescentar mais creme de leite quente e mexer até ficar do seu jeito.
Montagem;
Comece esfarelando todo o bolo como se fosse uma farofa, isso mesmo, reserve. Pegue um potinho de vidro ou copinho esterilizado, e seco, e com uma colher vai pegando aos poucos o pão de mel esfarelado e vai acomodando no fundo do potinho, aperte com as costas de uma colher, coloque a calda já fria em um recipiente, ( eu uso essas embalagem pra colocar ketchup que encontra nas lojas de 1,99 ) rs, pra montar os potinhos procure comprar os com a boca mais larga, pra ficar melhor na hora da montagem do doce umedeça o pão de mel, mas sem encharcar, coloque o recheio em um saco de confeitar sem o bico e introduza o recheio dentro do potinho, faça outra camada com o pão de mel e repita, termine com a cobertura de ganache e as castanhas picadas, feche o potinho e decore com etiquetas, fitas de cetim, tecidinhos, apliques e tudo que sua criatividade mandar, faça a decoração de acordo com o tema da festa, usando e abusando das cores, fazendo lindas combinações, esses potinhos podem ser dados como lembrancinhas para várias ocasiões.
Dica:
Vc poderá usar outras combinações de recheios e coberturas, é só segui a mesma linha da montagem ok!! Pode fazer outros doces tbm, como cocadinha no potinho, bem casados, bolos, brownies, tortinhas, nossa uma infinidades de coisas e ideias. Pra quem mora aqui em São Paulo, vc encontra tudo aqui na região da 25 de março, ou na Rua das Essências na Sé, Rua Silveira Martins,Sé vc encontra várias opções de potinho de vidro, modelo, tamanho, etiquetas de todas as cores e modelos.
Espero que vcs gostem e faço mesmo, pois essa eu faço e vendo e faz muito sucesso, qualquer duvida deixe no inbox que respondo tudinho ok!! Depois volto com mais dicas e passo-a-passo de doces no potinho...
Bjão!!
Cris Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obg pela sua presença.
Volte sempre!!