terça-feira, 1 de novembro de 2011

Petit Gateau


Pessoal!!!  Conforme o prometido hoje estou postando a receitinha de petit gateau que preparei pro niver da minha filhota, graças a Deus deu tudo certo e todos se deliciaram que esses bolinhos, o qual servir com sorvete de creme e calda quente de chocolate, hum! Esses eu indico e essa receita é muito fácil, simples de fazer, mas dependendo do acompanhamento e da decoração do prato esse bolinhos ficam bem chiques e sofisticados.
 Esse doce, que já virou paixão nacional, causa também muita polêmica. Polêmica quanto à sua origem e também quanto à sua composição.
            O chef Olivier Anquier disse que ninguém sabe como ele nasceu. Apesar de algumas histórias contarem que o “petit gâteau" nasceu na França, há quem diga que esse saboroso bolinho foi criado por acaso pelo chef francês radicado em Nova York, Jean-Georges Vongetrichten, ao errar na quantidade de farinha.
            Uma outra versão disse que esse bolinho de chocolate com casca crocante e recheio cremoso foi criado nos Estados Unidos, quando um aprendiz de chef aqueceu demais o forno. Assim mesmo os clientes adoraram e foi se popularizando na década de 90, chegando ao Brasil em torno de 1996.



Segue a receita

Petit gateau
250 grs de chocolate meio amargo
01 xícara de manteiga sem sal ( uso culinário )
01 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de açúcar
04 ovos

Modo de fazer;
Pique o chocolate e derreta no microondas ou banho-maria,com preferir, retire e coloque a manteiga, mexa até ficar cremoso e brilhante, reserve, em outra vasilha bata com um fuê os ovos levemente até criar bolinhas, coloque o açúcar e bata mais um pouco, agora delicadamente vai misturando a farinha, e quando tiver tudo misturado, acrescente o creme de chocolate, misture delicadamente,
Coloque em formas individuais ou formas para empadinhas, untadas com manteiga e enfarinhada, e levar pra assar em forno alto pré-aquecido por 15 m
tempo de assar de 10 a 12 minutos
Dica: O segredo desses bolinhos é o tempo de forno, eles tem que ficar crocante por fora e cremoso por dentro.
Pessoal vcs precisam observar o tempo de forno, tem que ser o tempo certo, então quando passar 7 minutos que os bolinhos foram para o forno, retire um e faça o teste, ele por fora fica como um pão de ló, mas por dentro tem que estar com o chocolate liquido ainda. isso é de muita importância se não, perde o efeito dos bolinhos se assarem de mais.



Espero que vcs gostem, ´porque eu amoooo,Hum!!!!

Um comentário:

  1. menina......
    não faz isso comigo.....
    deu vontade de sair correndo....
    pegar a estrada e ir pra sua casa......
    kkkkkk
    o que é isso????
    eu amo petie gateau e brownie quentinho com sorverte..
    hum....tô com água na boca..

    ResponderExcluir

Obg pela sua presença.
Volte sempre!!